O prefeito em exercício Mauro Pinheiro sancionou na tarde de hoje, 12, o projeto de lei que obriga substituir sinais sonoros por musicais em escolas do município.
A proposta, de autoria do vereador Alvoni Medina (Republicanos), busca garantir um ambiente escolar mais agradável e saudável a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a quem barulhos estridentes como o de sirenes causa desconforto e pode acarretar crises.
“Todos os jovens merecem uma educação de qualidade, sem nada que comprometa sua saúde dentro da escola. A substituição para sinais musicais, algo mais leve, proporciona um ambiente agradável para todos”, diz Medina.
As escolas municipais terão até 10 de julho para fazerem as adequações exigidas na legislação. O texto prevê também sinalização no perímetro em torno das instituições advertindo quanto à proibição de equipamentos sonoros.
Josiara Souza, coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, destaca o uso do sinal musical como ferramenta pedagógica. “A criança sabe que, quando a música toca, vai trocar a rotina, vai ser um momento de descanso… Não é algo agressivo, não tem impacto negativo, pois permite a contrução da troca da rotina, do professor, da proposta de ensino com tranquilidade.”
Texto: Lucas Zenella


