Sancionada lei que obriga substituir sinais sonoros por musicais em escolas de Porto Alegre
Pesquisar
Foto: Freepik

Sancionada lei que obriga substituir sinais sonoros por musicais em escolas de Porto Alegre

As escolas municipais terão até 10 de julho para fazerem as adequações exigidas na legislação.

Compartilhe esta notícia:

O prefeito em exercício Mauro Pinheiro sancionou na tarde de hoje, 12, o projeto de lei que obriga substituir sinais sonoros por musicais em escolas do município.

A proposta, de autoria do vereador Alvoni Medina (Republicanos), busca garantir um ambiente escolar mais agradável e saudável a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a quem barulhos estridentes como o de sirenes causa desconforto e pode acarretar crises.

“Todos os jovens merecem uma educação de qualidade, sem nada que comprometa sua saúde dentro da escola. A substituição para sinais musicais, algo mais leve, proporciona um ambiente agradável para todos”, diz Medina.

As escolas municipais terão até 10 de julho para fazerem as adequações exigidas na legislação. O texto prevê também sinalização no perímetro em torno das instituições advertindo quanto à proibição de equipamentos sonoros.

Josiara Souza, coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, destaca o uso do sinal musical como ferramenta pedagógica. “A criança sabe que, quando a música toca, vai trocar a rotina, vai ser um momento de descanso… Não é algo agressivo, não tem impacto negativo, pois permite a contrução da troca da rotina, do professor, da proposta de ensino com tranquilidade.”

Texto: Lucas Zenella

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.