A CEEE Equatorial, concessionária que atende Porto Alegre e outros 71 municípios gaúchos, foi classificada como a penúltima no ranking das distribuidoras de energia elétrica do Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O resultado, divulgado na sexta-feira, dia do consumidor, é baseado nos números de Duração e Frequência de interrupções observados em 2023, juntamente com as compensações pagas aos consumidores pelas empresas por ultrapassarem os limites individuais de duração e frequência de interrupções.
Em nota oficial à imprensa, a CEEE Equatorial justificou seu posicionamento no ranking atribuindo as dificuldades enfrentadas às chuvas que causaram estragos no Rio Grande do Sul em 2023. A empresa ressaltou que, desde sua entrada na concessão em 2021, investiu cerca de R$ 1,7 bilhão em modernizações, ampliações e construções de novas estruturas do sistema elétrico.
Nota Final Posicionamento Imprensa – Ranking Aneel 2023
O Grupo Equatorial Energia trabalha constantemente para elevar os padrões de qualidade no fornecimento de suas concessões, com melhoria de processos e investimentos em confiabilidade da rede de distribuição e tecnologia.
O modelo de gestão diferenciado da Equatorial vem sendo aplicado com sucesso nos estados onde está presente, implementando sua experiência na recuperação de ativos e no avanço da qualidade dos serviços.
Com relação à CEEE Equatorial, o Grupo Equatorial Energia tem o compromisso de melhorar continuamente os serviços prestados aos 72 municípios ou 1,8 milhão de clientes da companhia. Desde a entrada na concessão, em 2021, já foram aplicados pela CEEE Equatorial R$ 1,7 bilhão em modernizações, ampliações e construções de novas estruturas do sistema elétrico. Essas ações demandam um tempo para produzir os resultados, e a expectativa é de melhoria nos indicadores nos próximos anos. Vale destacar que, desde o ano passado, o Rio Grande do Sul vem enfrentando uma série de eventos climáticos extremos, que danificaram a rede elétrica e impactaram diretamente o fornecimento de energia em toda área de concessão, além do andamento do cronograma de obras na região. Em setembro de 2023, especificamente, o estado enfrentou chuvas acima da média e cheias históricas, inclusive em Porto Alegre, que teve o mês mais chuvoso desde que é feita a medição pluvial na capital gaúcha, em 1916.
Ainda assim, em relação ao ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para distribuidoras acima de 400 mil clientes, a própria Agência Reguladora destacou que a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica melhorou no ano passado em comparação com o ano de 2022, conforme apontam os indicadores DEC e FEC apurados pela Aneel, reiterando a busca para que as distribuidoras ofereçam sempre serviço de melhor qualidade para os consumidores.
Por fim, a Equatorial Energia acredita que a experiência do Grupo na melhoria dos seus resultados de desempenho nas outras concessões, a exemplo da Equatorial Pará, que já ocupou a última posição nesse mesmo ranking e, hoje, conquistou o segundo lugar entre as melhores distribuidoras de grande porte no Brasil, fará com que a CEEE Equatorial também apresente resultados positivos nos próximos anos.



