Alemanha legaliza o consumo recreativo de maconha: novo marco na europa
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Alemanha legaliza o consumo recreativo de maconha: novo marco na europa

Nova legislação coloca a Alemanha entre os países mais permissivos com a cannabis no continente.

Compartilhe esta notícia

A partir desta segunda-feira (1°), a Alemanha legalizou o consumo recreativo de maconha, mesmo diante da oposição persistente de políticos conservadores e associações médicas que expressam preocupações sobre as consequências para a saúde dos jovens.

A lei, aprovada em fevereiro, estabelece que pessoas com mais de 18 anos podem transportar até 25 gramas de maconha em locais públicos, cultivar até 50 gramas e possuir até três plantas de cannabis por adulto em suas residências.

Embora a legislação já esteja em vigor, os consumidores terão que aguardar três meses para comprar maconha legalmente em clubes sociais de cannabis. Até julho, a compra de maconha continua ilegal, conforme explicou Georg Wurth, diretor da Associação Alemã de Cannabis. De acordo com a nova lei, os clubes sociais de cannabis poderão ter no máximo 500 membros e distribuir até 50 gramas de maconha por mês para cada membro.

Essa nova medida coloca a Alemanha em destaque entre os países europeus mais tolerantes em relação à maconha, juntamente com Malta e Luxemburgo, que legalizaram o consumo recreativo da droga em 2021 e 2023, respectivamente.

Por outro lado, a Holanda, famosa por sua política liberal em relação às drogas por muitos anos, adotou recentemente uma estratégia mais restritiva visando reduzir o turismo relacionado ao consumo de maconha.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!