Neste sábado (6), uma adutora da Corsan se rompeu em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, provocando um jato de água que causou o desmoronamento de terra sob a ponte provisória na avenida Ismael Chaves Barcellos, no bairro Santa Rita. O incidente comprometeu a estrutura da ponte, resultando em sua interdição.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que a travessia começou a apresentar maior flexibilidade e os pregos de fixação começaram a se soltar. A interdição permanecerá até que parte das galerias de concreto seja instalada para garantir a passagem segura de veículos, com a expectativa de conclusão ainda neste fim de semana.
A prefeitura prevê que, dependendo das condições climáticas, o trânsito possa ser liberado sobre parte das novas galerias até a noite de segunda-feira (8). A recomendação é evitar transitar pelo local, tanto a pé quanto de carro, devido aos riscos significativos na área interditada.
Caráter Emergencial
A estrutura temporária foi construída no final de maio para facilitar o acesso dos motoristas após uma cratera se abrir no local durante as enchentes daquele mês. Dessa forma, evitou-se que os veículos tivessem que acessar os bairros Santa Rita e Cohab apenas pela rodovia BR-116, o que poderia causar congestionamentos na avenida Nestor de Moura Jardim.
Essa ponte provisória é uma medida emergencial durante a construção de uma ponte definitiva, que começou no dia 13 de junho e deve durar 45 dias, com término previsto para o início de agosto. O Ministério do Desenvolvimento Regional destinou mais de R$ 1 milhão para a obra.
Marcelo Campos



