Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente
Search
Foto: © Elza Fiuza/ Agência Brasil

Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente

Programa amplia distribuição gratuita de remédios para tratar diversas condições de saúde

Compartilhe esta notícia

A partir desta quarta-feira (10), 95% dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular serão distribuídos gratuitamente. Segundo o Ministério da Saúde, remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite estão agora disponíveis sem custo em unidades credenciadas.

A lista completa de medicamentos e insumos disponibilizados pode ser acessada aqui. A relação de farmácias e drogarias credenciadas ao programa está disponível aqui. A expectativa é beneficiar cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa, gerando uma economia média de até R$ 400 por ano para os usuários.

Entenda o Programa

Atualmente, o Farmácia Popular oferece 41 itens, incluindo fármacos, fraldas e absorventes. Antes, apenas medicamentos contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, eram distribuídos gratuitamente. Para os outros itens, o ministério cobria até 90% do valor de referência, e o cidadão pagava a diferença.

Com a nova atualização, 39 dos 41 itens de saúde são agora distribuídos gratuitamente.

Sobre o Programa

Criado em 2004, o Farmácia Popular visa disponibilizar medicamentos e insumos de saúde. Em 2023, o programa incluiu remédios para osteoporose e anticoncepcionais, e este ano, passou a distribuir absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública.

Dados do governo federal mostram que o programa está presente em 85% dos municípios brasileiros, abrangendo cerca de 4,7 mil cidades, com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados, atendendo 96% da população brasileira. A expectativa é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional.

Recentemente, 536 novas farmácias foram credenciadas em 380 novos municípios, com 352 cidades do Norte e Nordeste recebendo a primeira unidade cadastrada. O credenciamento de novas farmácias e drogarias foi aberto em 811 cidades de todas as regiões, priorizando municípios participantes do Programa Mais Médicos para reduzir os vazios assistenciais.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!