Líder do Hamas, Ismail Haniyeh, é morto em ataque aéreo em Teerã – Notícias
Search
Foto: Divulgação

Líder do Hamas, Ismail Haniyeh, é morto em ataque aéreo em Teerã

Irã promete retaliação contra Israel, ampliando tensões no Oriente Médio

Compartilhe esta notícia

Ismail Haniyeh, líder do Hamas, foi morto em um ataque aéreo na madrugada desta quarta-feira (31) em Teerã, elevando a já tensa crise no Oriente Médio a um novo patamar. O ataque ocorre em meio às consequências do megaatentado terrorista realizado pelo grupo palestino contra Israel em outubro passado.

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, responsabilizou Israel pelo ataque, afirmando que o Estado judeu “merece uma dura punição” que será aplicada pelo Irã, segundo declarações veiculadas pela mídia estatal iraniana. A morte de Haniyeh foi condenada por aliados de Teerã, como a Rússia, e por interlocutores do Hamas na região, incluindo a Turquia.

Haniyeh, de 61 anos, foi morto ao lado de um guarda-costas em uma residência destinada a veteranos de guerra na parte norte da capital iraniana. As autoridades iranianas ainda não forneceram detalhes específicos sobre a operação, mas indicaram que um “projetil aéreo” atingiu o local.

Líder do Hamas desde 2004, Haniyeh assumiu o controle do grupo após a morte de seu fundador espiritual, o xeque Ahmed Yassin, assassinado por Israel. Desde 2017, ele atuava como presidente político do Hamas, vivendo em Doha, no Qatar, e circulando ativamente pela região. Apesar de sua retórica inflamada, era conhecido por sua habilidade de negociação, mantendo contatos frequentes em cidades como Ancara e Moscou.

A família de Haniyeh já havia sido atingida pela violência do conflito. Três de seus filhos e quatro netos foram mortos em ataques com drones israelenses no norte da Faixa de Gaza, e sua casa foi destruída.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!