Anvisa mantém proibição do uso de produtos à base de fenol no país
Pesquisar
Foto: Reprodução / Agência Brasil

Anvisa mantém proibição do uso de produtos à base de fenol no país

Uma publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (27/09) estabeleceu a proibição preventiva do uso de fenol, medida que será válida por tempo indeterminado

Compartilhe esta notícia:

Em publicação no Diário Oficial da União de sexta-feira (27/09), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou a proibição da importação, manipulação, fabricação, comercialização, propaganda e utilização de produtos à base de fenol. A medida, de caráter preventivo, permanece em vigor por tempo indeterminado.

A proibição da substância foi implementada em junho, após a morte do empresário Henrique da Silva Chagas, de 27 anos, em São Paulo, decorrente de um procedimento de peeling de fenol. O fenol, uma substância química cáustica, é comumente utilizado no tratamento de manchas, cicatrizes e rugas na pele.

A decisão da Anvisa, no entanto, contraria um pedido feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que, em julho, enviou um ofício solicitando a liberação do fenol. O CFM argumentou que a substância é segura para o tratamento de certos tipos de câncer, hemorroidas internas, controle de sangramentos e manejo de dores crônicas. A Anvisa ainda está revisando as evidências científicas para tomar uma decisão definitiva a longo prazo.

Ainda é permitida a comercialização de alguns produtos que contêm fenol em sua composição, desde que já tenham sido analisados e regularizados pela Anvisa. Porém, a maioria desses produtos é destinada ao uso em laboratórios de análises clínicas.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.