Um acontecimento triste teve seu veredito de punição. Torcedores do Corinthians fizeram gestos em direção à torcida do Grêmio simulando movimentos de natação. Além disso, um torcedor chegou a proferir a frase: “vai chover”. O fato aconteceu na partida entre as duas equipes, no dia 31 de julho, pela Copa do Brasil.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) multou o Corinthians em R$ 50 mil por conta de provocações que faziam alusão à enchente de maio, feitas por corintianos contra torcedores do Grêmio. A decisão, tomada por uma comissão do tribunal no julgamento em primeira instância, foi mantida pelo Pleno no início da tarde desta quinta (24).
Por conta dos episódios, o clube paulista foi denunciado pelo artigo 243-G, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que enquadra a prática de “ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica”. No julgamento, o Corinthians argumentou que não houve ofensa discriminatória contra um grupo étnico que se encaixasse no artigo em questão. No entanto, prevaleceu o entendimento da Procuradoria, que defendeu a necessidade de punição.
“Havia em torno daquele evento climático e daquela catástrofe uma grande comoção que unia toda aquela sociedade, fazendo com que houvesse sim um grupo étnico que partilhava o mesmo sentimento. Assim como os nordestinos são um grupo étnico, naquela situação havia o grupo étnico dos gaúchos em relação às enchentes”, defendeu o Procurador-Geral do STJD, Paulo Dantas, em sua sustentação oral. A decisão não é mais passível de recurso na Justiça Desportiva brasileira.
Torcedor gremista, foi justa a punição ao clube?



