Aberta a temporada de indicações de nomes para o secretariado de Porto Alegre, o PL do deputado federal Tenente-Coronel Zucco fez o primeiro lance e indicou o atual prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal (PL), para comandar a pasta mais polêmica da capital: a Educação. O atual chefe do Executivo esteiense deve deixar o cargo no dia 1º de janeiro e Felipe, do mesmo partido, vai assumir o comando da cidade.
Para a surpresa de um total de zero pessoas, o nome de Pascoal foi cotado para compor o secretariado da próxima gestão de Sebastião Melo (MDB), pois isso já era esperado. Ele, que tem uma reputação considerável dentro do eleitorado, agora está sendo visado para comandar a Pasta mais controversa da capital. As conversas ainda estão em andamento e deveremos saber em breve se o atual prefeito de Esteio vai deixar o cargo com um novo endereço certo.
Contudo, é inegável que Pascoal teria enormes desafios diante de si ao assumir uma secretaria mergulhada até o pescoço em polêmicas envolvendo escândalos de corrupção. Até mesmo o vereador em exercício Pablo Melo, filho do prefeito, foi afastado do cargo enquanto a nova fase da Operação Capa Dura está em andamento. Dessa forma, a vinda de uma figura tão prestigiada como Pascoal para uma pasta tão controversa representa uma tentativa de limpar a imagem da Educação porto-alegrense.
Leonardo Pascoal venceu as eleições municipais pela primeira vez em 2016 e foi reeleito para um segundo mandato em 2020. Ele ingressou no Executivo enquanto ainda estava no PP, mas em novembro do ano passado migrou para o PL, o mesmo partido de Zucco e que está compondo uma base forte para a próxima gestão de Porto Alegre.



