Comando Ambiental emite nota sobre possível ataque de Puma a agricultor em Maquiné – Notícias
Search
Foto: Reprodução

Comando Ambiental emite nota sobre possível ataque de Puma a agricultor em Maquiné

Caso ocorreu na localidade de Barra do Ouro; ataque teria sido interrompido por cão e é tratado como ocorrência atípica na região

Compartilhe esta notícia

O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) divulgou uma nota nesta segunda-feira (5) informando sobre um possível ataque de puma (Puma concolor) a um agricultor no município de Maquiné, no Litoral Norte do Estado. O caso teria ocorrido no domingo (4), na localidade de Barra do Ouro.

De acordo com o CABM, a guarnição da 2ª Companhia do 1º Batalhão Ambiental não foi acionada durante o suposto ataque, mas equipes foram mobilizadas nesta segunda-feira para o local a fim de coletar informações e realizar diligências. Conforme os relatos preliminares, o ataque teria sido interrompido por um cão que acompanhava o agricultor, possibilitando o resgate da vítima, que se encontra em recuperação.

Órgãos ambientais como o IBAMA e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA-RS) já foram acionados para realizar uma avaliação técnica e legal do caso, incluindo o possível monitoramento do animal e a análise de eventuais riscos à população local.

O Comando Ambiental ressaltou que ocorrências com pumas são raras na região e que o episódio está sendo tratado como uma exceção, exigindo investigação minuciosa e colaboração entre os setores de segurança, meio ambiente e saúde.

A corporação reforça que medidas preventivas estão sendo tomadas para assegurar a segurança da comunidade e a preservação da fauna silvestre. Caso alguém aviste um animal silvestre de grande porte, a recomendação é manter distância e acionar imediatamente o 190 ou o Batalhão Ambiental mais próximo.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!