O programa CNH Social 2025, promovido pelo Detran-RS em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, já atraiu mais de 50 mil interessados somente no primeiro dia de inscrições. O dado foi divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul, com base no número de cadastros registrados até as 15h15min desta segunda-feira (13).
Ao todo, o programa disponibilizará 3 mil vagas para a emissão gratuita da carteira de habilitação ou para a mudança de categoria. Os candidatos serão selecionados por sorteio, e as inscrições podem ser feitas até 10 de julho pelo site do Detran-RS ou presencialmente em qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC) no Estado.
Com investimento de R$ 13,8 milhões, a iniciativa cobre todas as etapas do processo de habilitação, incluindo aulas teóricas e práticas, exames médicos e psicológicos, além de testes toxicológicos (quando exigidos), uso de veículos para exames e custos de taxas administrativas.
Quem pode participar do CNH Social
O projeto é destinado a pessoas de baixa renda, com foco na inserção no mercado de trabalho. Para concorrer, é necessário atender aos seguintes critérios:
Ter 18 anos ou mais
Saber ler e escrever
Possuir CPF
Residir no Rio Grande do Sul há pelo menos dois anos
Estar inscrito no CadÚnico até 28 de fevereiro de 2025
Ter renda familiar mensal de até três salários mínimos
Não ter processo de habilitação em andamento ou pendente de reinício
Não estar impedido judicialmente de dirigir
Não possuir CNH suspensa, cassada ou reincidência por crimes de trânsito