Jovens de abrigos no RS terão prioridade na seleção para o serviço militar – Notícias
Pesquisar
Foto: Divulgação / Exercito Brasileiro

Jovens de abrigos no RS terão prioridade na seleção para o serviço militar

O acordo amplia para todo o Estado uma medida que desde 2022 contemplava apenas jovens acolhidos em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) assinou, nesta quinta-feira (12), um termo de cooperação que garante prioridade a jovens acolhidos em instituições de proteção na seleção para o serviço militar junto ao Exército Brasileiro. A iniciativa, firmada durante evento da Frente Parlamentar em Apoio à Adoção, Acolhimento e Proteção da Criança e do Adolescente, na sede do MPRS, busca oferecer novas oportunidades a adolescentes que, ao atingirem a maioridade, precisam deixar os abrigos.

O acordo amplia para todo o Estado uma medida que desde 2022 contemplava apenas jovens acolhidos em Porto Alegre. A partir de agora, adolescentes de todo o Rio Grande do Sul que completarem 17 anos e manifestarem interesse poderão ser indicados para o processo seletivo, com apoio das instituições envolvidas. A seleção e convocação serão feitas pelo Comando da 3ª Região Militar, respeitando os critérios administrativos do Exército.

Para a promotora de Justiça Cristiane Della Méa Corrales, coordenadora do projeto, a inclusão no serviço militar representa uma alternativa concreta de formação e renda para esses jovens. Já a promotora Cinara Vianna Dutra Braga destacou que a iniciativa pode ajudar a evitar o período de vulnerabilidade que muitos enfrentam ao deixar os abrigos aos 18 anos, facilitando sua inserção social e profissional.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.