Prefeitura de Porto Alegre mobiliza equipes e monitora previsão de chuva
Pesquisar
Foto: Vanessa Silva/PMPA

Prefeitura de Porto Alegre mobiliza equipes e monitora previsão de chuva

A Defesa Civil orienta que a população evite enfrentar o mau tempo, permaneça afastada de áreas alagadas, dos arroios e dos rios

Compartilhe esta notícia:

O prefeito Sebastião Melo coordenou, na tarde desta sexta-feira (27) uma reunião da Comissão Permanente de Acompanhamento de Emergências (Copae), realizada no Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA). O encontro reuniu secretarias de ponta para reforçar ações preventivas e de atendimento à população devido ao alerta de chuva intensa emitido pela Defesa Civil de Porto Alegre.

A estimativa, segundo a Catavento Meteorologia, é de que a Capital registre cerca de 100 mm de precipitação ao longo deste sábado (28) e domingo (29). Também deve chover nos rios afluentes do Guaíba, o que pode causar elevação do nível do lago na próxima semana.

“Convocamos uma nova reunião com os órgãos de serviços e de segurança da prefeitura, do Estado e da União para reforçar a mobilização diante do alerta de temporal previsto para o fim de semana. Seguimos monitorando, de forma permanente, a situação das chuvas e da bacia hidrográfica do Guaíba. Todas as atualizações serão comunicadas com agilidade e transparência pelos canais oficiais da prefeitura para reduzir os riscos à população” – Prefeito Sebastião Melo

Acolhimento – Segue em funcionamento o abrigo emergencial estruturado na Arena KTO. O espaço oferece dormitórios, alimentação, atendimento social e de saúde, além de contar com uma área específica para acolhimento de animais de estimação. Com capacidade para 150 pessoas, estava com 80 até a tarde desta sexta-feira, 27.

Arquipélago – Na região das ilhas, a Defesa Civil mantém um posto avançado na Ilha da Pintada, com apoio do Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros, Aeronáutica e demais forças de segurança. Servidores atuam diariamente na região, realizando o resgate de pessoas e animais.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros pelo número 193, os serviços da prefeitura através do 156 e, para questões relacionadas ao trânsito, a EPTC pelo número 118.

A Defesa Civil orienta que a população evite enfrentar o mau tempo, permaneça afastada de áreas alagadas, dos arroios e dos rios.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.