Riscos e perigos com energia elétrica: saiba como utilizar o chuveiro elétrico de forma segura e eficiente
Pesquisar
Foto: Reprodução CEEE

Riscos e perigos com energia elétrica: saiba como utilizar o chuveiro elétrico de forma segura e eficiente

CEEE Equatorial orienta sobre boas práticas para evitar acidentes com o aparelho e economizar energia durante o inverno

Compartilhe esta notícia:

Com a chegada do frio, torna-se cada vez mais difícil resistir ao conforto de um banho quente. No entanto, quem utiliza chuveiro elétrico deve adotar alguns cuidados para garantir que o aparelho funcione de maneira segura e eficiente. Pensando nisso, a CEEE Equatorial reuniu dicas importantes para orientar os gaúchos sobre o uso adequado do chuveiro e ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica.

O analista de Operações do Programa de Eficiência Energética da CEEE Equatorial, Jonatan Silva, destaca que cuidados simples, mas fundamentais, fazem toda a diferença no uso do chuveiro elétrico. “É essencial estar atento à instalação do equipamento, pois isso impacta diretamente tanto no consumo de energia quanto na segurança do usuário. O chuveiro deve ser instalado com aterramento adequado para evitar o risco de vazamentos de corrente elétrica”, alerta.

Além da instalação correta, Jonatan reforça a importância da manutenção regular do aparelho. Ele recomenda a limpeza periódica dos orifícios de saída de água e ressalta que nunca se deve utilizar resistências queimadas, nem fazer remendos ou adaptações no chuveiro, pois isso pode aumentar o consumo de energia e representar um sério risco à segurança.

O analista também enfatiza que a instalação do chuveiro elétrico deve ser feita por um profissional qualificado e de confiança, garantindo que todas as normas de segurança sejam seguidas desde o início.

A CEEE Equatorial ainda orienta que, em casos de choque elétrico dentro da residência, nunca se deve tocar diretamente na pessoa que está recebendo a descarga. A ação mais segura é desligar imediatamente o disjuntor ou a chave geral e acionar os serviços de emergência pelos números 193 (Bombeiros) ou 192 (Samu).

Economia na hora do banho

O chuveiro elétrico está entre os maiores responsáveis pelo consumo de energia nas residências. Por isso, adotar hábitos mais conscientes na hora do banho pode fazer uma grande diferença na conta de luz no fim do mês. Pensando nisso, a CEEE Equatorial reúne dicas simples e eficazes para ajudar o cliente a economizar.

“Uma dica simples é reduzir a temperatura do chuveiro elétrico. Utilizar o chuveiro na posição ‘verão’ pode reduzir o consumo de energia em até 40% em relação ao modo ‘inverno’”, informa Jonatan.

Outra recomendação é evitar banhos longos — além de economizar energia, a ação ajuda a reduzir o desperdício de água. Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa diminui ainda mais o tempo de uso do aparelho e, consequentemente, o gasto de energia.

Na hora de escolher os equipamentos, um conselho importante é sempre optar por equipamentos que tenham o selo tipo A, do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A classificação certifica a maior eficiência e, consequentemente, menor consumo de energia. “A conscientização sobre o consumo de energia elétrica gera economia na conta de luz e contribui com o meio ambiente”, finaliza o analista.

Com informações CEEE.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.