O Governo Federal alcançou nesta semana um marco significativo no processo de reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024. Mais de 5 mil famílias já assinaram contrato para aquisição da casa própria por meio do Compra Assistida, modalidade do programa Minha Casa, Minha Vida Reconstrução voltada às Faixas 1 e 2, criada para atender a população atingida pela tragédia climática. O investimento soma R$ 1 bilhão, contemplando 67 municípios gaúchos.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a inovação da medida. “Foi no Rio Grande do Sul que surgiu uma ideia nova: fazer uma coisa chamada Compra de Casa Assistida. A gente ia financiar a casa, não apenas aquela que a gente estava fazendo, mas a que a gente iria financiar para o companheiro ou companheira que procurasse uma casa que tivesse as condições que a gente pudesse pagar e a gente, então, pagaria a casa para o companheiro”, afirmou o presidente.
O resultado foi atingido quase um ano após a assinatura do primeiro contrato, em agosto de 2024. Outras 900 unidades estão em fase de finalização e, até agora, 10,9 mil moradias já foram autorizadas ou contratadas. Desse total, 4,2 mil estão em obras.
O ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou o impacto social e econômico da ação. “Nós temos mais de 10 mil moradias contratadas e já temos mais de 4 mil unidades em obras. Isso significa geração de emprego e renda. Tudo isso inovamos para que a gente pudesse atender rapidamente, porque era preciso tirar as famílias daquela condição”, destacou.
Desde os primeiros dias da tragédia, o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, prestou apoio técnico e financeiro aos municípios. Foram destinados R$ 3,5 bilhões em créditos extraordinários para viabilizar mais de 24 mil novas residências, tanto pela modalidade de Compra Assistida quanto por financiamentos com desconto.
Em parceria com a Caixa Econômica Federal e a Secretaria de Apoio ao Rio Grande do Sul, foram adotadas medidas para agilizar o acesso à moradia, reduzindo entraves burocráticos. Dentro do Minha Casa, Minha Vida Reconstrução, o Compra Assistida aparece como estratégia de curto prazo, permitindo às famílias habilitadas adquirir imóveis novos ou usados, enquanto as ações de médio prazo contemplam a construção de novas residências no estado.