O cineasta Luiz Ferraz, conhecido pela direção da série documental Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, morreu na queda de um avião de pequeno porte no Pantanal, em Mato Grosso do Sul, na noite de terça-feira (23). O acidente deixou quatro vítimas fatais.
Lançada em 2022, a produção dirigida por Ferraz abordava o acidente aéreo que vitimou a maior parte do elenco da Chapecoense, em 2016. Disponível na plataforma HBO Max, a série chegou a ser indicada ao Emmy Internacional, considerado o prêmio mais importante da televisão mundial.
Ferraz era especialista em documentários e projetos de não-ficção, atuando desde 2007 como sócio da Olé Produções. Em nota, a produtora lamentou a perda: “A família lamenta profundamente o ocorrido e agradece as inúmeras mensagens de carinho e solidariedade recebidas neste momento de dor.”
Além do diretor, morreram no acidente o também cineasta Rubens Crispim Jr., da produtora Poseídos, o arquiteto chinês Kongjian Yu, reconhecido mundialmente pelo conceito das “cidades-esponja”, e o piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros.
O acidente no Pantanal
A aeronave caiu na zona rural de Aquidauana (MS), quando se preparava para pousar na Fazenda Barra Mansa, local turístico que já serviu de cenário para gravações da novela Pantanal, da TV Globo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as operações de busca e resgate duraram cerca de nove horas devido à dificuldade de acesso ao local. As vítimas foram retiradas das ferragens e encaminhadas aos cuidados da Polícia Civil e de uma funerária da região.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), ligado à Força Aérea Brasileira, foi acionado e abriu investigação para apurar as causas da queda do avião de matrícula PT-BAN.