Dono de supermercados é preso por usar "controle-remoto" para furtar energia em Três Cachoeiras
Pesquisar
Foto: CEEE Equatorial/Divulgação

Dono de supermercados é preso por usar “controle-remoto” para furtar energia em Três Cachoeiras

Comerciante já havia sido preso no fim do ano passado, e desta vez foi enquadrado pela polícia pelo crime de estelionato

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Civil prendeu em flagrante, na terça-feira (23), o proprietário de dois supermercados em Três Cachoeiras, no Litoral Norte do Estado, por furto de energia. O comerciante utilizava um controle remoto para desligar e ligar os medidores, fraudando o consumo elétrico dos estabelecimentos. A ação foi descoberta após suspeitas levantadas pelo setor de Recuperação de Energia da CEEE Equatorial.

Durante a fiscalização, os técnicos constataram que os medidores não registravam consumo. No entanto, ao perceberem a chegada da equipe, os funcionários do supermercado acionaram o equipamento, e o consumo passou a ser registrado novamente. Uma análise detalhada apontou sinais de violação nos medidores. A operação contou com apoio da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e dos Serviços Delegados (DRCP), vinculada ao Deic.

Confirmada a fraude, o comerciante foi preso pelo crime de estelionato. Ele já havia sido detido em novembro de 2024 pelo mesmo delito. De acordo com a CEEE Grupo Equatorial, práticas como essa prejudicam toda a população, uma vez que elevam o custo da tarifa e configuram concorrência desleal, especialmente no setor comercial.

Somente no primeiro semestre de 2025, foram realizadas 101 operações de combate ao furto de energia, que resultaram na prisão de 88 pessoas no Rio Grande do Sul. Além da fiscalização, denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0800 721 2333, auxiliando no enfrentamento desse tipo de crime.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.