A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recebeu na terça-feira (2) a doação de 12 etilômetros modelo Alcolizer LE5, de fabricação australiana, que irão reforçar as ações de combate à alcoolemia no trânsito da Capital. Os equipamentos foram entregues pelo Grupo Zaffari, como contrapartida legal pela instalação de um empreendimento classificado como polo gerador de tráfego.
“Nosso objetivo é garantir a segurança viária, tanto para pedestres quanto para motoristas, e a utilização dos novos etilômetros vai ampliar a capacidade de fiscalização, trazendo mais agilidade e eficácia às blitze”, afirma o diretor de Operação da EPTC, Carlos Pires.
Os novos aparelhos, também conhecidos como bafômetros passivos, permitem detectar a presença de álcool no ar exalado pelo condutor sem a necessidade de contato direto ou do uso de bocais descartáveis. Com essa tecnologia, o processo de fiscalização se torna mais prático e rápido, já que o teste é concluído em apenas cinco segundos, em comparação a aproximadamente um minuto nos modelos convencionais.
O modelo Alcolizer LE5 é homologado pelo Inmetro e conta com recursos avançados, como display iluminado para uso noturno ou diurno, bateria recarregável com autonomia para até 2.000 testes, capacidade de armazenar 30 mil registros, saída USB, impressão via bluetooth e software de gerenciamento de dados.



