Na última quinta-feira (18), ocorreu a formatura da primeira turma do programa Emancipa Família Gaúcha, realizada em Canoas. Ao todo, 117 pessoas concluíram cursos profissionalizantes nas áreas de elétrica, beleza, gastronomia e outros setores. A cerimônia marcou uma etapa importante na trajetória dos formandos, que agora ampliam suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho e geração de renda.
A formatura aconteceu por meio da parceria entre a Central Única das Favelas (CUFA), a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado e a Prefeitura de Canoas, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Para muitos participantes, o curso representa uma oportunidade concreta de mudança de vida. É o caso de Natan Santos, concluinte do curso de elétrica: “É de extrema importância ter esse diploma. Será um novo recomeço na minha vida profissional.”
Já Andrezza Delgau, que trabalha na área da beleza, celebrou a chance de expandir seus conhecimentos: “O curso de manicure vai ampliar minhas possibilidades de aumento de renda e crescimento profissional.”
Cristiane Dutra, coordenadora da CUFa em Canoas, destacou o impacto coletivo da iniciativa: “Hoje, nesta primeira turma de formandos, mostramos como parcerias como essa contribuem para o crescimento econômico de todos.”
O secretário municipal de Assistência Social, Márcio Freitas, ressaltou a importância de oferecer espaços e apoio para que essas ações ocorram: “A cedência do espaço para os cursos me deixa feliz. Seguimos com um governo preocupado em garantir oportunidades para a população, e cada uma das 117 pessoas que se formaram hoje representa essa transformação.”
Texto: Prefeitura de Canoas