MPRS reforça articulação com MPF e Funai para defesa dos povos indígenas
Pesquisar
Foto: MPRS/Divulgação

MPRS reforça articulação com MPF e Funai para defesa dos povos indígenas

Na semana anterior, a pauta também foi tratada em encontro entre a subprocuradora-geral Isabel Guarise e o procurador da República Pedro Nicolau Mura Sacco, responsável pela atuação junto aos povos Kaingang

Compartilhe esta notícia:

A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e de Proteção aos Vulneráveis, Leonardo Menin, representaram o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em reunião nesta sexta-feira (8) com integrantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O objetivo foi fortalecer a interlocução entre as instituições na defesa dos direitos dos povos originários.

O encontro contou com a presença do procurador da República Ricardo Gralha Massia, responsável pela atuação junto aos povos Guarani na Região Sul, e do coordenador regional da Funai Litoral Sul, Hyral Moreira, que representa os Guarani nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A reunião abordou principalmente questões relacionadas ao ingresso em aldeias, aos limites de atuação de cada órgão e à mediação de situações que envolvem comunidades indígenas, com foco nas demandas cotidianas de promotores de Justiça, sobretudo no Norte gaúcho.

Na semana anterior, a pauta também foi tratada em encontro entre a subprocuradora-geral Isabel Guarise e o procurador da República Pedro Nicolau Mura Sacco, responsável pela atuação junto aos povos Kaingang. A iniciativa prevê maior aproximação com a sede da Funai em Passo Fundo, que conta com representação para os Kaingang e outras etnias, ampliando a rede de diálogo e cooperação para garantir a proteção dos direitos indígenas.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.