Um relatório elaborado pela Universidade de São Paulo (USP) e divulgado nesta semana revelou que Porto Alegre alcançou o primeiro lugar no Ranking da Transparência Administrativa entre as capitais brasileiras e a segunda posição no ranking geral, que reúne governos federal, estaduais e municipais. O resultado reflete uma série de medidas implementadas pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria nos últimos anos.
Segundo a secretária de Transparência e Controladoria, Mônica Leal, o objetivo é consolidar Porto Alegre como uma referência nacional em transparência e acesso à informação pública. “Mais do que uma obrigação legal, essa modernização reflete o nosso compromisso em promover uma gestão cada vez mais transparente e próxima da população”, explicou.
Novas ferramentas – Em abril deste ano, Porto Alegre passou a oferecer, de forma inédita no país, um painel de monitoramento das emendas parlamentares. A ferramenta reúne informações sobre o direcionamento de recursos do orçamento municipal feito pelos vereadores da Capital e apresenta dados como:
– O parlamentar autor da emenda;
– O órgão que receberá;
– O valor financeiro;
– Quem será o beneficiário;
– A finalidade da emenda;
– Etapas de execução (empenho e pagamento).
Outro avanço foi a entrega, em junho de 2025, do novo módulo de consultas da Receita Municipal, que marca a primeira etapa do projeto de modernização do Portal da Transparência. A atualização trouxe importantes melhorias em relação à versão antiga, como a implantação de tooltips – ícones explicativos em linguagem simples ao lado de termos técnicos. Além disso, o recurso veio para atender integralmente à legislação vigente e às recomendações do Tribunal de Contas, integrando a Avaliação Nacional de Transparência Pública.
Com a ferramenta, os cidadão podem acompanhar todas as fases do ciclo da receita: previsão, lançamento, realização e recolhimento. Outra novidade é a disponibilização de um link que leva o usuário para o mapa das obras da cidade, plataforma interativa que permite acompanhar a execução de contratos de obras e serviços de engenharia e arquitetura, com informações sobre valores, prazos, situação atual e empresas responsáveis.
A previsão é que o projeto de modernização do Portal da Transparência deve ser totalmente entregue em dezembro de 2026, contando com o tooltips em todos os módulos, painéis interativos e ferramentas de busca avançada.



