Procon de Caxias do Sul implanta atendimento por inteligência artificial
Pesquisar
Foto: Ícaro de Campos/Prefeitura de Caxias do Sul

Procon de Caxias do Sul implanta atendimento por inteligência artificial

A novidade busca agilizar a resolução de demandas dos consumidores, ampliar a disponibilidade de informações e oferecer um suporte acessível e dinâmico para toda a comunidade

Compartilhe esta notícia:

O Procon de Caxias do Sul dá mais um passo na modernização dos serviços públicos e anuncia a implantação de um sistema de atendimento por inteligência artificial (IA). A novidade busca agilizar a resolução de demandas dos consumidores, ampliar a disponibilidade de informações e oferecer um suporte acessível e dinâmico para toda a comunidade. Com a ferramenta, é possível obter orientações imediatas sobre direitos do consumidor, prazos de garantia, regras de trocas, canais para abertura de reclamações e outras informações essenciais. O sistema esta disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo que o cidadão não precise esperar pelo horário de expediente para esclarecer dúvidas iniciais.

Segundo Jair Zauza, Coordenador do Procon, a iniciativa representa um avanço importante. “Estamos utilizando a tecnologia para aproximar ainda mais o Procon da população. A inteligência artificial será um primeiro canal de contato rápido e eficiente, permitindo que o consumidor receba informações claras e objetivas. Em casos mais complexos, o atendimento será direcionado para nossos servidores, garantindo o acolhimento humano necessário.”

A expectativa é que a ferramenta reduza a sobrecarga de atendimentos presenciais e telefônicos, otimizando os recursos do órgão e permitindo que a equipe dedique mais tempo à análise e mediação de casos que exigem maior atenção. O atendimento por inteligência artificial está disponível através do WhatsApp, número (54) 99929-8190. O número já é utilizado para sanar dúvidas da comunidade caxiense.

O processo de desenvolvimento do sistema de atendimento por IA teve início em janeiro de 2025, com a busca por empresas que pudessem atender à demanda. Aprimorada com o conhecimento dos servidores do órgão de defesa do consumidor, a IA foi treinada para responder adequadamente às dúvidas, possuindo banco de dados com as principais dúvidas e sendo capaz de receber, interpretar e responder às dúvidas recebidas.

Além disso, o órgão trabalha em nova plataforma para registro de reclamações online, buscando possibilitar que o registro das reclamações seja feito diretamente via WhatsApp, sem necessidade de acesso a outras plataformas para registro de reclamações ou denúncias. ” A possibilidade de registro de reclamações diretamente via WhatsApp tem como objetivo facilitar a vida do consumidor caxiense, que poderá registrar sua reclamação sem acessar outros canais e poderá acompanhar sua reclamação, enviar documentos e receber suas respostas de forma integralmente digital”, explica Zauza.

Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, os canais disponíveis são o portal do Procon Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br/procon/), o telefone 151 e WhatsApp 54 9 9929.8190 (somente mensagens). O atendimento presencial é feito na Avenida Itália, 109 – bairro São Pelegrino, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

 

Texto: Prefeitura de Caxias do Sul

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.