O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizou, nesta quarta-feira (8), uma nova ação de fiscalização em Alecrim, na Região Noroeste do Estado, que resultou na apreensão de 675 quilos de alimentos e bebidas impróprios para consumo. O material foi encontrado em um imóvel anexo a um mercado de propriedade de um comerciante local. Segundo o MP, os produtos estavam armazenados de forma irregular, muitos sem procedência ou com prazo de validade vencido.
Entre os itens recolhidos estavam vinho, cachaça, banha, ovos, mel, queijo, feijão, leite e carne sem origem comprovada, além de frangos congelados vencidos há oito anos. Também foram encontrados medicamentos vencidos e unidades de álcool com venda proibida. A ação contou com a participação do promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), da Secretaria Estadual da Agricultura (SEAPI), da Secretaria Estadual da Saúde e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).
A operação é uma continuação das ações realizadas pelo MPRS no dia anterior, quando foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão no mesmo município, resultando na retirada de cerca de 25 toneladas de produtos irregulares, entre eles 14 toneladas de bebidas com rótulos adulterados e validade vencida. O MP informou que as investigações seguem em andamento para identificar todos os responsáveis pelas irregularidades e possíveis crimes contra o consumidor.