Antônio Prado, na Serra Gaúcha, foi reconhecido pela ONU Turismo como uma das Melhores Vilas Turísticas do Mundo. O anúncio oficial ocorreu nesta sexta-feira (17), na cidade de Huzhou, na China, durante a cerimônia global da ONU Turismo — principal organismo das Nações Unidas para o setor.
O reconhecimento internacional do programa Best Tourism Villages by UN Tourism coloca Antônio Prado entre os destinos turísticos mais sustentáveis e inovadores do planeta e premia o município no ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Com uma arquitetura histórica preservada – herança italiana e paisagens deslumbrantes – o tem em seu Centro Histórico o mais autêntico conjunto arquitetônico da imigração italiana no Brasil. São 48 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), compondo um rico patrimônio histórico e arquitetônico.
O município oferece experiências como a Festa Nacional da Massa (FenaMassa), a Noite Italiana, o Vino in Piazza, filós típicos e cenários destacados por gravações de filmes e comerciais, como a Linha 21 de Abril e as belezas do interior. Outra forma de valorização é por meio dos saberes tradicionais, fortalecendo a transmissão de saberes entre gerações.
O prefeito de Antônio Prado, Roberto Dalle Molle, destacou a importância da distinção internacional concedida pela ONU Turismo, que inclui o município na seleta lista das Melhores Vilas Turísticas do Mundo. “Somos um destino turístico de referência internacional, que alia desenvolvimento, preservação cultural e valorização da nossa identidade graças a um trabalho coletivo, construído com planejamento, comprometimento e orgulho pela nossa história,”
A secretária do Turismo, Patrícia Schenkel, destacou que esse reconhecimento é fruto do trabalho conjunto da comunidade, que valoriza suas raízes e recebe os turistas de braços abertos. “Este selo é a união da cultura preservada no coração de cada pradense somado a políticas públicas conectadas nos três pilares da sustentabilidade. É como um diamante que estamos lapidando e tornando cada vez mais brilhante.”, destacou.
O município foi selecionado entre mais de 270 candidaturas de 65 países e é o único representante brasileiro na edição 2025 do selo. No Brasil, apenas um município recebeu o título anteriormente: em 2021, a Rota do Enxaimel, em Pomerode-SC.
Sobre o programa
Criado há cinco anos pela ONU Turismo, o Best Tourism Villages reconhece vilas e pequenos municípios que são exemplos de sustentabilidade, inovação e inclusão social no turismo. A iniciativa avalia aspectos econômicos, sociais e ambientais, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.