A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recebeu na quinta-feira (2) um veículo Peugeot Boxer Cargo doado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). O furgão será utilizado em operações da Balada Segura, programa de fiscalização que atua na prevenção de sinistros de trânsito causados pela combinação de álcool e direção.
A doação está em conformidade com a Portaria TRT4 nº 3.244/2021, que regulamenta a destinação de bens móveis do Tribunal a órgãos e entidades públicas.
O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, destacou o reforço às ações de fiscalização no trânsito. “Esta doação é uma mais uma demonstração do TRT no apoio das ações das nossas ações em defesa do interesse público na busca por um trânsito mais humano e seguro”, afirma.
A entrega foi realizada durante cerimônia no saguão do Plenário do TRT-RS, na qual cinco veículos foram repassados a diferentes instituições públicas. Também foram contemplados o 3º Batalhão de Polícia do Exército, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, o Colégio Militar de Porto Alegre e a Superintendência do Patrimônio da União no Estado (SPU/RS).
O presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa, ressaltou a relevância da iniciativa. “Estamos tratando aqui de patrimônio da União. Essa colaboração e essa parceria são fundamentais. Que estejamos cada vez mais unidos em prol da sociedade”.
No primeiro semestre de 2025, outros dois veículos já haviam sido doados pelo TRT-RS e hoje reforçam as atividades da EPTC em fiscalizações e ações educativas de trânsito.
As ações da Operação Balada Segura integram o Plano de Segurança Viária Sustentável (PSVS) da Capital e seguem as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), com o objetivo de reduzir o índice de fatalidades no trânsito.