Estudantes de escolas municipais de Caxias do Sul produzem vídeos sobre segurança na internet – Notícias
Pesquisar
Foto: Divulgação

Estudantes de escolas municipais de Caxias do Sul produzem vídeos sobre segurança na internet

A produção dos vídeos é realizada a partir da Semana de Conscientização da Exploração Infantil e Combate aos Crimes de Internet

Compartilhe esta notícia:

Estudantes de escolas municipais de Caxias do Sul produziram vídeos de conscientização quanto aos perigos do ambiente digital e os melhores serão conhecidos e premiados na próxima segunda-feira (13/10). O concurso de vídeos “Festival do M1nuto – Digital Sim, Seguro Sempre: Minha Voz que Protege!” é realizado pela Secretaria Municipal da Educação (SMED) e ocorrerá no UCS Teatro, a partir das 8h30.

A produção dos vídeos é realizada a partir da Semana de Conscientização da Exploração Infantil e Combate aos Crimes de Internet nas escolas da Rede Municipal de Ensino, realizada em agosto de cada ano. A SMED, por meio da Assessoria de Tecnologia Educacional e Aprendizagem em Rede (TEAR) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE) promove ações com o objetivo de conscientizar estudantes sobre os perigos do ambiente digital e divulgar práticas seguras de navegação, através de conteúdo dinâmico e moderno.

A cada ano, os estudantes recebem uma temática para desenvolver os vídeos, apresentada na Missão do Grêmio Estudantil. Neste ano, a Missão foi realizada no dia 7 de agosto, em ambiente virtual, e propôs que o vídeo fosse produzido com ao menos uma das seguintes temáticas: cyberbullying e suas consequências; crimes contra crianças e adolescentes na internet; uso seguro de redes sociais; proteção de dados pessoais; denúncia de conteúdo inadequado; tempo de tela saudável; e proteção familiar digital. Para auxiliar na produção, os estudantes participaram de uma oficina de vídeos com a pedagoga e fonoaudióloga da SMED Raquel Bossle.

Ao todo, 29 escolas inscreveram vídeos, que foram analisados por uma Comissão Julgadora da SMED. Entre os critérios, o regulamento previa que as produções fossem inéditas, em formato de reels, com até dois minutos de duração e construídas coletivamente pelos estudantes da escola, com a orientação de um professor responsável.

Para Nicole Vignochi, assessora da Cipave na SMED, “a produção dos estudantes é qualificada a cada ano, surpreendendo não somente no domínio do conteúdo mas também no senso crítico, consciência social e engajamento dos estudantes, características tão importantes na construção de cidadãos digitais conscientes e atuantes”.

O Festival do M1nuto tem como parceiros: banda O Núcleo, Flow do bairro – Fluência Casa Hip Hop, Haoday Store, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Senai, Supermercados Andreazza, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Visate.

 

Texto: Prefeitura de Caxias do Sul

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.