A Prefeitura de Porto Alegre realizou, nesta quarta-feira (29) no Centro de Eventos da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal (Aiamu), o primeiro dia do 3º Fórum Municipal de Logística Sustentável. O evento reuniu gestores públicos, pesquisadores e especialistas para discutir práticas de sustentabilidade e inovação aplicadas à administração pública.
A abertura do Fórum contou com o painel “Sustentabilidade ambiental e econômica através de uma gestão eficiente de resíduos”, mediado por Morgane Bigolin, do Gabinete de Inovação da prefeitura. Participaram como painelistas Andreas Eduardo de Carvalho, da startup Igapó, e Sérgio Finger, CEO da Trashin. Com a ativa participação do público, o debate apresentou experiências que demonstram como a valorização de resíduos e a economia circular podem gerar resultados positivos tanto no campo ambiental quanto no financeiro.
Ao longo da programação durante todo o dia, painéis e palestras abordaram temas como sustentabilidade, boas práticas no ambiente de trabalho e inovação na gestão pública, estimulando o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de estratégias que fortalecem as políticas institucionais de sustentabilidade.
Encerrando as atividades do primeiro dia, Alex Elias Lamas, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conduziu o workshop “Da norma à ação: boas práticas e prevenção da dengue nos prédios públicos”. A atividade destacou a importância do engajamento dos servidores na manutenção dos espaços e no combate ao mosquito Aedes aegypti, unindo saúde, educação e sustentabilidade em uma abordagem integrada.
O 3º Fórum Municipal de Logística Sustentável segue nesta quinta-feira (30) com o tema “Conhecimento estratégico para a transformação”. O evento é aberto ao público e as inscrições gratuitas pelo Sympla.
Sobre o PLS – O Plano de Logística Sustentável (PLS) tem como objetivo reduzir os impactos ambientais das atividades públicas, promover a acessibilidade e a inclusão, e incentivar o uso eficiente dos recursos. O plano está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), reafirmando o papel da administração municipal na construção de uma cidade mais responsável e resiliente.



