A Prefeitura de Caxias do Sul, o Poder Judiciário e a União das Associações de Bairros (UAB) lembram a comunidade que as inscrições para o Casamento Comunitário 2025 encerram no próximo dia 7 de novembro. O evento já é tradicional na cidade, tendo oficializado o matrimônio de centenas de casais nos últimos anos. O casamento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Interessados podem se inscrever nos Centros Comunitários, na UAB e nos cartórios distritais (confira horários abaixo).
O casamento comunitário será realizado no dia 13 de dezembro na Vila Olímpica da UCS. Na última edição, em 2024, 72 casais oficializaram a união.
Os trajes para os noivos, pajens e padrinhos são emprestados gratuitamente para quem não tem condições de alugar ou comprar. É o caso de Johnatan dos Santos, 34 anos e Bruno Matheus Nicknig da Fonseca, de 22, que, nesta quarta-feira (29), estavam na sede da AMOB do bairro Jardim América escolhendo a roupa para o grande dia. O casal, que está junto há cinco anos, já fez a inscrição para participar desta que é a 18ª edição do Casamento Comunitário da cidade.
A responsável pelo evento, Rojane Branco, informa que 63 casais se inscreveram para o casamento deste ano. “A maioria também já escolheu seus trajes. Quem ainda não se inscreveu, aproveita estes últimos dias para oficializar gratuitamente seu matrimônio”, convida.
Locais de inscrição:
:: Centros Comunitários dos bairros, todas as tardes de segunda a sexta-feira.
:: Sede da UAB (Avenida Independência, 2516, no bairro Panazzolo), das 14h às 17h de segunda a sexta e das 9h às 12h ao sábado.
:: Cartórios distritais: conforme horário de atendimento de cada um.
Documentação necessária:
:: Solteiros: certidão de nascimento.
:: Divorciados: certidão de casamento com averbação do divórcio e comprovação da situação dos bens.
:: Viúvos: certidão de casamento, certidão de óbito do falecido cônjuge, cópia do formal de partilha, caso o (a) falecido (a) tenha deixado bens a inventariar.
:: Menores de idade: deverão apresentar a certidão de estado civil e comparecer ao cartório junto com os pais ou responsáveis legais, ou ainda apresentar a certidão de emancipação.
:: Todos: Documento com foto e CPF dos noivos e testemunhas.
Texto: Prefeitura de Caxias do Sul


