O então prefeito em exercício de Gramado, Luia Barbacovi, participou na última segunda-feira (13) da cerimônia oficial de entrega da coleção de aquarelas do artista Joaquim da Fonseca ao Parque Olivas de Gramado. O evento ocorreu no Espaço Cultural do parque e marcou o momento em que o conjunto de obras passa a integrar, de forma definitiva, o patrimônio artístico e cultural do local.
A coleção, composta por 23 quadros, retrata com delicadeza e riqueza de detalhes as paisagens, a arquitetura e a vida cotidiana nas colônias do interior de Gramado — cenários que moldaram a identidade do município e contribuíram para transformá-lo em um dos principais destinos turísticos do Brasil.
Para Luia Barbacovi, a iniciativa representa um gesto importante de preservação da memória e valorização da cultura local. “É emocionante ver o interior de Gramado retratado com tanta sensibilidade. A arte tem esse poder de eternizar o que somos e de onde viemos. Parabenizo o Olivas de Gramado por essa bela contribuição à nossa história,” afirmou o prefeito em exercício.
O sócio do Olivas de Gramado, André Bertolucci, destacou que a valorização das raízes da cidade está no cerne do projeto do parque. “A aquisição deste incrível acervo, retratado pelo talentoso mestre Joaquim Da Fonseca, é de grande relevância para a preservação deste importante patrimônio histórico, tornando possível para as próximas gerações a contemplação da arte e o conhecimento sobre nossa verdadeira identidade cultural”, pontuou.
Texto: Prefeitura de Gramado