Na manhã desta terça-feira (30), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou a apreensão de um adolescente de 14 anos suspeito de promover ideologia nazista. Durante a operação, os agentes localizaram em sua casa diversos objetos com símbolos associados ao nazismo.
O caso veio à tona após denúncias de que o adolescente participava de um grupo que ameaçava outros jovens da região. Uma tentativa de agressão contra outro adolescente só foi impedida pela intervenção de familiares da vítima, levando à abertura de boletins de ocorrência.
Para reunir mais evidências, a Delegacia de Combate à Intolerância em Porto Alegre obteve três mandados de busca e os cumpriu nesta terça-feira nas cidades de Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo. Os suspeitos envolvidos têm idades entre 14 e 20 anos.
Além do adolescente apreendido, outro jovem já estava detido desde agosto por apologia ao nazismo e posse de conteúdo ilegal envolvendo menores. As investigações seguem em andamento, com o objetivo de responsabilizar todos os envolvidos conforme a lei.