Porto Alegre ganha Selo Cidade Amiga das Árvores
Pesquisar
Foto: Sérgio Louruz/SMAMUS/PMPA

Porto Alegre ganha Selo Cidade Amiga das Árvores

Homenagem foi realizada durante o primeiro dia da edição comemorativa dos 40 anos do Encontro Nacional de Arborização Urbana

Compartilhe esta notícia:

A capital gaúcha recebeu o Selo Cidade Amiga das Árvores, concedido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), nesta quinta-feira, 16. A homenagem foi realizada durante o primeiro dia da edição comemorativa dos 40 anos do Encontro Nacional de Arborização Urbana (Enau), em reconhecimento ao protagonismo de Porto Alegre no tema. O evento ocorre no auditório do Centro de Monitoramento e Contingência Climática da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

Durante a programação, ocorreram debates sobre a trajetória da arborização urbana no Brasil e os desdobramentos para uma cidade mais verde e sustentável. Reunindo pesquisadores, gestores e técnicos de diferentes setores da área, o evento destacou a importância da arborização urbana como política pública estratégica. Porto Alegre foi lembrada como cidade vanguarda por ter criado a primeira Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em 1976, e também por ter sediado, em 1985, o primeiro Enau, considerado um marco para a construção de uma agenda nacional sobre o tema.

Segundo a presidente da SBAU, Ana Lícia Patriota, o evento celebra o início de uma pauta que trouxe transformações concretas para as cidades brasileiras. “Ao longo desses 40 anos, enfrentamos muitos desafios, mas também vimos profissionais que souberam dar o pontapé inicial com foco na evolução ambiental. É bonito perceber quanto desenvolvimento tivemos nessa trajetória”, afirmou.

Para Verônica Riffel, coordenadora de Arborização Urbana da Smamus, o encontro reafirma o papel pioneiro da Capital e a importância de uma visão para o futuro. “Hoje, estamos realizando o evento para relembrar a importância da origem do ENAU, as repercussões e influências na atuação do poder público e da sociedade civil. Agora, queremos projetar as melhores práticas em arborização”, destacou.

Durante o evento, também ocorreu a homenagem a nomes renomados dentro da pauta ambiental com a entrega de uma muda da planta Dyckia remotiflora produzida no Viveiro Municipal, espécie nativa do Pampa ameaçada de extinção.

O segundo dia do evento, que ocorre nesta sexta-feira, 17, trará reflexões sobre a criação da SBAU, a influência do ENAU em fóruns regionais e a elaboração do Plano Nacional de Arborização Urbana. As vagas presenciais estão esgotadas, mas ainda é possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube da Smamus. Para ganhar certificado de participação, o participante deve se inscrever através deste link.

Confira a programação:
– 9h: Influências do ENAU na criação e desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, com Ana Lícia Patriota e Ketleen Grala;
– 10h40: Palestra Impacto do encontro nos Fóruns Regionais de Arborização Urbana, com Danusa Oliveira e Fernanda Colovini;
– 13h30: Palestra  A contribuição do ENAU e da SMAMUS de Porto Alegre, com Verônica Riffel e Améria Alfonsin;
– 14h30: Palestra Parque Witeck, 40 anos depois: um breve testemunho; e homenagem a Acido Witeck;
– 14h45: Palestra O Plano Nacional de Arborização Urbana, com Sérgio Chaves;
– 15h45: Encerramento;
– 16h15: Confraternização.

Texto: Carolina Cesa/Prefeitura de Porto Alegre

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.