Mais de 2,1 mil candidatos participam, neste domingo (12) das provas objetivas do concurso da Prefeitura de Porto Alegre para contratação de professores e formação de cadastro reserva. As avaliações, com início às 9h30 e duração de até quatro horas, serão aplicadas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com abertura dos portões às 8h30. O certame oferece vagas para docentes da Educação Infantil, Anos Iniciais, Geografia e História, destinados à Secretaria Municipal de Educação (Smed), conforme edital publicado no Diário oficial (Dopa) de 21 de agosto.
O concurso será composto por quatro etapas. A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, será a prova objetiva. A segunda etapa, eliminatória, consistirá em avaliações psicológicas. Na terceira, os candidatos passarão pela prova de desempenho didático, também eliminatória e classificatória. A quarta e última etapa será a análise de títulos, de caráter apenas classificatório.
A inclusão dessas novas etapas de avaliação nos concursos para o magistério municipal já havia sido adotada no certame realizado pela Secretaria Municipal de Educação no início de 2025. A medida tornou-se obrigatória com a aprovação da Lei PLE 017/25, de autoria do Executivo, aprovada pela Câmara Municipal em julho e sancionada em agosto.
Candidatos – Serão convocados para realizar avaliação psicológica os candidatos aprovados na etapa de provas objetivas, considerando a ordem de classificação e atendendo ao quantitativo publicado no edital de abertura acrescidos dos empates na última colocação, sendo respeitados os percentuais dos modos de acesso de pessoa negra e pessoa com deficiência.
Trânsito – O trânsito da Capital terá alterações. A recomendação é que motoristas planejem seus deslocamentos, evitem áreas de bloqueio e respeitem a sinalização. Equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estarão nas ruas para monitorar a circulação e reduzir impactos no tráfego. Confira aqui.