A partir da segunda-feira (10) a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) realizará ajustes na oferta de transporte coletivo a fim de qualificar o atendimento na região da Restinga. Após diálogo com a subprefeitura do bairro e representantes da comunidade, foi definida a ampliação do itinerário da linha A09 – Alimentadora Restinga Nova/Restinga Velha.
A linha, que antes circulava pela avenida Governador Peracchi Barcellos apenas até a rua Bernardo Tchernin, passará a atender também as ruas Clara Nunes e Jessu Oliveira Silva, ampliando a cobertura de atendimento no bairro para atender moradores e a prestação de serviços dos novos empreendimentos. Após esse trecho, o itinerário seguirá pela rua Engenheiro Oscar de Oliveira Ramos, fazendo a ligação entre o Terminal Tobago e o Terminal Nilo Wulff, que conecta a região da Restinga ao restante da cidade.
“Essa ampliação representa mais do que um ajuste de itinerário. É um avanço concreto na qualificação do transporte coletivo da Restinga. O diálogo com a comunidade foi essencial para identificar as necessidades locais e garantir que o serviço atenda de forma mais eficiente os moradores e trabalhadores da região”, destaca Matheus Ayres, secretário adjunto de Mobilidade Urbana.
Foram incluídos novos pontos de parada ao longo do percurso, com o objetivo de melhorar o acesso da população ao transporte coletivo e facilitar a integração com outras linhas do sistema. Os ajustes pontuais no sistema de transporte coletivo integram um processo permanente de qualificação do serviço, com o objetivo de adequar a oferta de viagens à real demanda de passageiros e otimizar o uso da frota em horários e itinerários de maior procura.
Linha alimentadora – As linhas alimentadoras do transporte coletivo têm a função de conectar os bairros e comunidades mais afastados aos terminais de integração, de onde partem as linhas troncais com destino a outras regiões da cidade, especialmente ao Centro. O objetivo desse modelo é otimizar o uso da frota, reduzir o tempo de espera e organizar o fluxo de passageiros, garantindo que os deslocamentos sejam realizados de forma mais eficiente e sustentável.
Integração tarifária com o Cartão TRI – O pagamento nas linhas alimentadoras é feito normalmente com o Cartão TRI, que permite a integração tarifária dentro do sistema. O passageiro paga somente uma passagem, referente à primeira viagem, mesmo que precise trocar de ônibus dentro do sistema integrado.
Na prática:
O usuário embarca na linha alimentadora (por exemplo, A09 – Restinga Nova/Restinga Velha) e paga a passagem com o Cartão TRI;
Ao chegar ao terminal de integração (como o Terminal Nilo Wulff, na Restinga), o passageiro pode embarcar em outra linha — geralmente uma troncal com destino ao Centro — sem pagar novamente;
O sistema reconhece o uso contínuo do cartão dentro do período e das condições de integração, não cobrando uma nova tarifa.
Essa integração não se aplica ao pagamento em dinheiro, sendo válida apenas para quem utiliza o Cartão TRI.
O modelo alimentador-troncal busca tornar o transporte coletivo mais acessível e eficiente, ampliando as opções de deslocamento para os usuários e reduzindo o custo total da viagem, especialmente para quem reside em regiões mais distantes do Centro.
A iniciativa integra o Programa Mais Transporte, que busca qualificar o serviço de transporte público prestado aos usuários, garantir a sustentabilidade e a eficiência operacional, com transparência nas informações e dados do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC) do Município de Porto Alegre.



