O Banco Central (BC) anunciou o desenvolvimento de uma nova ferramenta que permitirá aos clientes bloquear a abertura de novas chaves Pix em seus nomes. A medida tem como objetivo evitar fraudes relacionadas à criação indevida de chaves por terceiros sem autorização do titular.
De acordo com Breno Lobo, chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, o recurso seguirá o mesmo modelo do novo serviço que será lançado em dezembro, no qual os cidadãos poderão informar aos bancos que não desejam abrir novas contas (corrente, poupança ou de pagamento) em seu nome.
“No Registrato, no começo de dezembro, haverá uma funcionalidade que permite ao usuário proibir a abertura de contas no seu nome. Se quiser, de fato, abrir uma conta, basta entrar novamente no sistema, desativar a trava e realizar o procedimento. Vamos aplicar essa lógica para a chave Pix também em breve”, explicou Lobo.
O Registrato é uma plataforma oficial do Banco Central que reúne informações financeiras dos cidadãos, permitindo consultar empréstimos ativos, bancos onde o usuário possui conta, chaves Pix cadastradas, cheques sem fundo e operações de câmbio.
A expectativa é que a nova ferramenta traga mais controle e segurança aos usuários, reduzindo casos de fraudes e uso indevido de dados pessoais no sistema Pix, que hoje é utilizado por mais de 160 milhões de brasileiros.


