O Instituto SAMbA e o Instituto de Leitura Quindim, em parceria com as escolas de samba, com o apoio do SESC e da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizaram na noite de sábado (1/11) a escolha da Corte do Carnaval 2026. O evento reuniu centenas de pessoas no Super Club, entre elas a secretaria da Cultura, Tatiane Frizzo.
A nova corte foi eleita, composta pela rainha Ana Luiza Dellapussa Soares (Pérola Negra), as princesas Inaiara Ketlyn dos Santos de Sousa (Filhos de Jardel) e Katrine Damasceno (XV de Novembro), além do Rei Momo Carlos Eduardo Marques de Souza (Nação Verde e Branco). Eles agora têm a missão de representar a festa e o espírito carnavalesco na edição de 2026.
Os nove candidatos foram avaliados em quatro critérios: Samba no Pé, Beleza, Simpatia e Entrevista, por um corpo de jurados, incluindo a bailarina e coreógrafa Carolini Zini, a rainha do Carnaval de Porto Alegre 2025 Danyely Damaceno, a produtora Carina Monteiro, o dançarino Giovani de Souza Monteiro, a princesa da Festa Nacional da Uva 2026, Letícia Comin da Silva, a educadora física Nathália Caroline Velho Trindade, a jornalista Shirlei Paravisi, e o artista plástico Valdir dos Santos.
Este ano foi de retomada do Carnaval de Rua de Caxias do Sul após uma pausa de oito anos. Em março passado, com realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e das escolas de samba, o desfile reuniu cerca de 12,5 mil pessoas. Em outubro, as agremiações apresentaram os sambas-enredo que vão dar o tom da próxima festa, marcada para 28 de fevereiro de 2026.
Texto: Prefeitura de Caxias do Sul



