A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu, nesta quarta-feira (5) alerta laranja para chuva intensa com vigência entre as 6h de sexta-feira (7) e o meio-dia de sábado (8). O aviso foi lançado em razão da formação de um ciclone extratropical, que deve deixar o tempo instável em todas as regiões da cidade.
De acordo com o monitoramento do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) e da Catavento Meteorologia e Meio Ambiente, estão previstos acumulados de chuva na ordem de 70 milímetros, sendo 60 milímetros concentrados na sexta-feira. O fenômeno poderá ser acompanhado de descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem superar 80 km/h, com possibilidade de picos de até 100 km/h em alguns pontos.
A Defesa Civil alerta para o risco moderado a alto de movimentos de massa em encostas e áreas suscetíveis à erosão. As chuvas intensas poderão sobrecarregar o sistema de drenagem urbana, especialmente nas regiões mais vulneráveis, provocando alagamentos pontuais e temporários, além de transbordamentos de arroios e canais de drenagem. Outro ponto de atenção é o Guaíba, que pode registrar elevação gradual e relativamente rápida do nível, em decorrência das chuvas nas cabeceiras da bacia.
Monitoramento – Os órgãos que compõem a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) estão mobilizados e em prontidão para adotar medidas de resposta rápida e eventual socorro à população, além de ações voltadas ao restabelecimento da normalidade nas áreas afetadas. A Defesa Civil orienta a população a não enfrentar o mau tempo, manter distância de áreas alagadas, arroios e rios, e que moradores de áreas de encosta procurem locais seguros ou abrigo temporário caso identifiquem risco.
Atendimento – Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. As atualizações sobre o cenário meteorológico podem ser acompanhadas pelos canais oficiais da Prefeitura de Porto Alegre, da Defesa Civil Municipal e também pelo PoaClima.



