O enfermeiro Matheus Henrique Oliveira da Paixão foi condenado a 24 anos de prisão pelo assassinato do médico Gabriel Basso de Moura, de 32 anos, em Erechim, no Rio Grande do Sul. O crime ocorreu em 26 de novembro de 2023, quando Matheus provocou um incêndio na casa onde o médico estava, causando sua morte por asfixia e carbonização.
O júri popular teve início na quinta-feira (30) e se estendeu até a madrugada desta sexta-feira (31), quando foi lida a sentença. Matheus foi condenado por homicídio triplamente qualificado, com as qualificadoras de meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima e perigo comum. O acusado está preso desde o dia seguinte ao crime.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o enfermeiro incendiou intencionalmente o imóvel, provocando um fogo de grandes proporções que destruiu o segundo andar da residência. Na ocasião, os pais do médico, que também moravam no local, não estavam presentes.
À época, Matheus alegou à polícia que havia consumido drogas e estava em surto psicótico. A defesa informou que vai recorrer da sentença, argumentando que o acusado não tinha plena consciência de seus atos no momento do crime.



