A partir do dia 7 de novembro, a comunidade de Gramado poderá conferir o resultado de um projeto que uniu artistas, professores e estudantes em torno da criação e da expressão artística. Trata-se do início do ciclo de exposições do projeto “Gramado Tem Arte”, uma iniciativa de arte-educação que, ao longo de 2024, realizou 12 oficinas em escolas municipais, promovendo atividades em nove bairros da cidade.
Desenvolvido pela ACAVG – Associação Cultural dos Artistas Visuais de Gramado, o projeto levou artistas locais às escolas para compartilhar técnicas de artes visuais e artesanato, incentivando o diálogo entre a prática artística e a vivência cotidiana dos alunos. As oficinas abordaram desde pintura em tela com tinta acrílica e pintura abstrata, até arte têxtil, com a criação de fantoches e bonecas de pano.
A primeira exposição será aberta ao público no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen, com vernissage marcado para o dia 6 de novembro, às 18h. A mostra ficará em cartaz de 7 de novembro a 1º de dezembro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h50 e das 13h às 17h, na Rua Leopoldo Rosenfeld, nº 818. A segunda mostra ocorrerá no Centro Municipal de Cultura da Várzea, reunindo também produções dos alunos e professores participantes.
“Gramado Tem Arte” tem produção cultural de Daiene Cliquet Artes, apoio da Prefeitura de Gramado e da Secretaria da Cultura, realização da ACAVG e fomento do Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio do edital nº 26/2024 – Descentralização da Cultura da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), em Gramado/RS.
Texto: Prefeitura de Gramado



