Um incêndio de grandes proporções atingiu dois casarões e dois prédios na Praça XV, no Centro Histórico de Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (5). O fogo começou por volta das 14h45min, em uma loja que armazenava material inflamável, e se espalhou rapidamente para construções vizinhas, incluindo o Prédio Phoenix e o Edifício Praça XV.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas após mais de sete horas de trabalho, mas, por volta das 22h, ainda havia focos de incêndio no local. O resfriamento das estruturas deve seguir durante a madrugada para evitar novas reignições.
Ao todo, sete caminhões e cerca de 30 bombeiros atuaram no combate. A Brigada Militar isolou a área e ambulâncias foram acionadas para o atendimento das vítimas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 23 pessoas foram triadas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Dessas, 17 apresentaram sintomas leves e foram liberadas após atendimento no local. Três pessoas foram encaminhadas ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) por inalação de fumaça. Um homem que teve uma convulsão nas proximidades do incêndio e outro que sofreu uma queda também foram levados ao hospital.
Os casarões atingidos, datados de 1884, abrigavam comércios tradicionais da região, como a Loja Irmãos e um estabelecimento de calçados.
O tenente-coronel Deoclides da Rosa, do Corpo de Bombeiros, explicou que a escada Magirus, usada para operações em altura, está em manutenção preventiva, mas o efetivo reforçado compensou a ausência do equipamento. Uma escada de Caxias do Sul foi solicitada para auxiliar nos trabalhos.
Durante o combate, parte da estrutura dos prédios cedeu, obrigando os bombeiros a recuar. As causas do incêndio ainda serão apuradas pela perícia, que deve determinar o ponto de origem e os fatores que levaram ao início do fogo.
A Defesa Civil acompanha a situação e fará, junto com os bombeiros, a avaliação da estrutura dos prédios atingidos após o encerramento do combate.



