Anfitriã do XV Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo da OMPT, Caxias do Sul apresentou grande parte de seu potencial a jornalistas de nove países, além de São Paulo e do Distrito Federal. Por seis dias, o grupo de mais de 50 formadores de opinião, vindos do México, Estados Unidos, República Dominicana, Panamá, Chile, Argentina, Colômbia e Itália, fez press trip pela cidade. Conheceu destinos rurais, urbanos, lugares históricos e gastronômicos, assim como vinícolas e cervejarias artesanais.
No dia 3, houve a convenção de palestras, debates e troca de experiências, no Quinta São Luiz. Dia em que Caxias do Sul assinou seu ingresso na Rede Mundial de Destinos Emergentes, promovida pela OMPT, a Organización Mundial de Periodismo Turístico.
“Minha experiência em Caxias do Sul foi profundamente enriquecedora. Compartilhei perspectivas, ouvi ideias inspiradoras e celebrei a inclusão de Caxias na Rede Global de Destinos Emergentes. A cidade nos acolheu com genuína hospitalidade e uma energia inspiradora que permeou cada conferência, cada conversa e cada encontro. Parto com valiosas lições aprendidas, novas conexões estabelecidas e um profundo sentimento de gratidão por tudo o que vivenciei”, declarou o presidente e fundador da OMPT, Miguel Ledhesma.
Os jornalistas foram apresentados a Galópolis, Criúva e Ana Rech, à Villa Dei Troni, às obras de Aldo Locatelli na Igreja de São Pelegrino, a monumentos, estádios de futebol, Parque da Festa da Uva, museus, às belezas naturais e à culinária típica local, como bauru ao prato, galeto al primo canto e xis burguer.
“É um orgulho para nossa cidade sediar esse importante congresso que alia jornalismo e turismo, e recepcionar esses respeitados profissionais. Pela alegria contagiante do grupo e nossas conversas, temos certeza de que adoraram Caxias do Sul e divulgarão nossas riquezas e histórias pelo mundo”, comentou o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier.
O XV Congresso foi patrocinado pelo Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Secretaria de Comunicação (SECOM), Sicredi Pioneira, Quinta São Luiz e viação Giratur.
A realização foi da Prefeitura de Caxias, pela Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico, OMPT e o Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau.
Apoiaram, a Universidade de Caxias do Sul, o Sebrae, o Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (SEGH) e a Câmara Municipal.
Texto: Prefeitura de Caxias do Sul



