A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), inicia nesta segunda-feira (17) a aplicação da pesquisa anual do Programa QualiÔnibus. O levantamento tem o objetivo de ouvir os usuários do transporte coletivo e orientar ações de qualificação do serviço. Neste ano, a pesquisa será realizada pela empresa contratada B-DATA, em colaboração com o WRI Brasil.
“O estudo é essencial para aprimorar o transporte coletivo com base na experiência de quem utiliza o sistema diariamente. Pedimos que os passageiros recebam os pesquisadores e participem”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
A pesquisa abrangerá todo o sistema de transporte, com entrevistas em linhas, paradas, estações e terminais. As coletas ocorrerão das 5h às 20h, durante aproximadamente 15 a 20 dias. Serão avaliados aspectos como conforto, disponibilidade, tarifas, segurança, condições de pontos e terminais, além do perfil e nível de satisfação dos usuários.
Em 2024, o Índice de Satisfação Geral foi de 5,9, repetindo o resultado de 2023 e permanecendo acima da meta estabelecida para 2024, que era de 5,7.
Os pesquisadores estarão identificados com crachá e colete azul-marinho com a palavra “Pesquisador” nas costas e o logotipo da B-DATA na frente.
QualiÔnibus – Desenvolvido pelo WRI Brasil, com apoio da FedEx Corporation, o programa busca qualificar o transporte coletivo, atrair e manter usuários e tornar a mobilidade urbana mais sustentável. Utiliza cinco ferramentas: Pesquisa de Satisfação, Indicadores de Qualidade, Grupo de Benchmarking, Dia Um de Operação e Segurança em Primeiro Lugar.



