Porto Alegre tem mais de 1,6 mil imóveis em construção para famílias de baixa renda
Pesquisar
Foto: Alex Rocha/PMPA

Porto Alegre tem mais de 1,6 mil imóveis em construção para famílias de baixa renda

A previsão é que a lista preliminar de contemplados seja anunciada em dezembro deste ano

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Porto Alegre apresentou, nesta quarta-feira (5) na Câmara Municipal, o balanço das ações do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) nos últimos cinco anos. O destaque é a construção de 1.631 novas unidades habitacionais (UHs) destinadas a famílias de baixa renda na Capital em andamento.

Atualmente, o Demhab contabiliza outras 2.671 unidades contratadas em diferentes programas e 1.390 em curso na nova seleção do Minha Casa Minha Vida, totalizando 5.692 unidades habitacionais em andamento ou planejamento. Entre 2021 e 2025, também foram concedidos 565 Bônus Moradia, beneficiando 12 comunidades, com investimento total atualizado de R$ 72 milhões.

Segundo o diretor-geral do Demhab, André Machado, o foco da gestão tem sido ampliar o acesso à moradia digna, avançar na regularização fundiária e implantar soluções habitacionais para famílias afetadas pelas cheias de 2024.

“Tudo o que está sendo apresentado hoje é resultado dos quatro primeiros anos de muito trabalho na reestruturação do Demhab, na recomposição do seu quadro funcional e no aproveitamento de todas as oportunidades disponíveis para garantir um melhor atendimento à população”, destacou Machado.

Minha Casa, Minha Vida – O Demhab concentra agora esforços na seleção dos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida. Serão 832 imóveis destinados a famílias inscritas – hoje, mais de 32 mil estão cadastradas. “Estamos trabalhando junto com o governo federal para garantir um processo de seleção justo e transparente, dentro das regras do programa, para que as famílias compreendam suas posições e as chances de serem contempladas”, explicou o diretor.

A previsão é que a lista preliminar de contemplados seja anunciada em dezembro deste ano.

Programa ReguLAR – Por meio do Programa ReguLAR, já foram firmados 1.440 acordos de renegociação de dívidas, totalizando R$ 3,38 milhões em valores ajustados. Atualmente, o Demhab administra 107 empreendimentos com aproximadamente 32 mil unidades habitacionais

Vila Tronco – Outro anúncio diz respeito às famílias ainda não atendidas no projeto Tronco. A orientação é que elas comparecem no Demhab até 28 de novembro, para atualização de dados e confirmação de interesse nos empreendimentos Dona Zaida, Jacuí e Banco da Província. O atendimento ocorre na avenida Princesa Isabel, 1115, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O documento foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta quarta-feira, 5.

PMPA

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.