Reimaginando o Amanhã: abertura do 37º Festuris celebra o poder das conexões no turismo
Pesquisar
Foto: Divulgação

Reimaginando o Amanhã: abertura do 37º Festuris celebra o poder das conexões no turismo

O evento reúne autoridades e marca o início de uma edição histórica, com 17 mil participantes, mais de 400 estandes e 15% de crescimento em relação ao ano anterior

Compartilhe esta notícia:

A noite desta quinta-feira (6) marcou a solenidade oficial de abertura do 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, um dos mais relevantes eventos de negócios turísticos das Américas. O ato contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral, o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Pepe Vargas, o diretor de Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso, e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

Durante a cerimônia, foi entregue o Troféu Festuris, concedido a pessoas que contribuem de forma espontânea e individual para o fortalecimento do evento, independentemente de cargos ou posições.

Com o tema “Reimaginando o Amanhã”, o Festuris 2025 propõe reflexões sobre o papel da humanidade e da tecnologia na construção do futuro do turismo. A feira acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no Serra Park, em Gramado, com uma programação intensa que reúne 1.500 profissionais, 120 palestrantes e mais de 50 horas de conteúdo. O evento registra crescimento de 15% em relação ao ano anterior, com mais de 400 estandes e 17 mil participantes.

Ao saudar o público, a CEO do Festuris, Marta Rossi, destacou que o encontro vai além da celebração de uma trajetória de quase quatro décadas — é um convite à transformação.

“Após 37 anos de história, não estamos aqui apenas para celebrar o passado, mas para criar novas conexões e responder à pergunta mais urgente de nosso tempo: como a humanidade e a tecnologia se unem para reimaginar o futuro do turismo. O verdadeiro progresso está em usar as ferramentas digitais para fortalecer o que é insubstituível nas relações humanas”, afirmou.

Marta também ressaltou o protagonismo do turismo sustentável e a relevância do Brasil no cenário global, especialmente com a aproximação da COP 30. Ela anunciou ainda a homenagem à Costa Rica, país referência em sustentabilidade, e o lançamento do Projeto Hortênsia, que une turismo, educação e desenvolvimento regional.

O também CEO do evento, Eduardo Zorzanello, reforçou o propósito do Festuris em gerar impacto positivo para o setor.

“Mais do que números, o que nos move são as entregas que fazemos e o legado que deixamos. Nunca nos entendemos como uma feira apenas, mas como um agente transformador, capaz de impactar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do turismo”, destacou.

Zorzanello também celebrou o avanço da conectividade no Rio Grande do Sul, com a retomada quase total dos voos em Porto Alegre e o futuro aeroporto de Vila Oliva, além de enaltecer a representatividade global desta edição, que reúne 200 hosted buyers de diferentes países e 64 destinos internacionais participantes da feira.

O diretor de Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso, destacou a importância do mercado brasileiro para o crescimento do turismo português:

“Sem vocês, nós não conseguiríamos chegar onde estamos. Este ano, atingimos provavelmente mais de 32 milhões de turistas em Portugal, num país que só tem 10 milhões de pessoas. É muito importante o turista brasileiro em Portugal.”

Representando o ministro do Turismo, Celso Sabino — atualmente na COP 30 —, o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos, Carlos Henrique Menezes Sobral, ressaltou o avanço do turismo internacional no país.

“Pela primeira vez atingimos 7 milhões de turistas internacionais no Brasil. Nunca tínhamos chegado nesse número, e queremos alcançar, neste ano, 10 milhões. É um desafio que estamos enfrentando com muito trabalho, ampliando a conectividade e abrindo novos destinos para mostrar ao mundo o potencial do turismo brasileiro.”

O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, representando o governador Eduardo Leite, enfatizou o papel do Festuris como força motriz para o desenvolvimento do setor no Estado:

“Nós estamos na abertura do mais incrível evento de turismo do Brasil e das Américas. Todos nós sabemos, Marta, Eduardo, o quanto vocês trabalham para fomentar essa economia que transforma vidas, gera oportunidades e tem se tornado a nossa maior potencialidade de crescimento e de recuperação econômica do Rio Grande do Sul no pós-enchentes”, finalizou.

Por fim, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, deu as boas-vindas ao público:

“É um prazer recebê-los aqui em nossa cidade nesses três dias. O Festuris é ícone do turismo brasileiro, o orgulho da nossa terra, que há 37 anos foi criado em Gramado, assim como o Natal Luz, há 40 anos, também idealizado por nossa gente, nesta pequena cidade que hoje tem 44 mil habitantes.”

Com o propósito de conectar o mundo e construir legados, o Festuris consolida Gramado como o epicentro das grandes ideias do turismo nacional e internacional, reafirmando o compromisso do evento com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento humano.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.