Banco de Alimentos de Caxias do Sul comemora 20 anos com shows de Duca Leindecker e outros artistas
Pesquisar
Foto: Divulgação

Banco de Alimentos de Caxias do Sul comemora 20 anos com shows de Duca Leindecker e outros artistas

A ação está sendo organizada pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Agência Voz e diversas entidades parceiras

Compartilhe esta notícia:

Desde que foi criado, em dezembro de 2005, o Banco de Alimentos de Caxias do Sul já arrecadou e distribuiu cerca de 15,2 mil toneladas de gêneros alimentícios. Para marcar as duas décadas de trabalho em prol da comunidade, a instituição promove uma grande celebração no próximo dia 14 de dezembro, nos Pavilhões da Festa da Uva. A ação está sendo organizada pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Agência Voz e diversas entidades parceiras.

O evento de comemoração vai reunir atrações musicais como Duca Leindecker, Pura Curtição, Theoria do Kaos e Chiquinho Divilas. A entrada será nediante a doação de um quilo de alimento não perecível. “Mais do que comemorar uma trajetória, o que se busca é consolidar a imagem do Banco como uma referência social e institucional, ampliando sua visibilidade e reforçando seu papel na comunidade”, destaca a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da SMAPA, Valéria Wormann.

Com objetivo de difundir a comemoração, já está no ar a campanha “Alimento é só o começo”, nos principais veículos de comunicação e redes sociais. “A celebração dos 20 anos é também um momento de valorizar o legado construído, mostrando que o Banco vai além da doação de alimentos, sendo um agente de transformação social que alimenta histórias, esperanças e futuros. O objetivo é celebrar a solidariedade”, completa a diretora.

COMEÇO – O Banco de Alimentos de Caxias do Sul foi oficialmente criado no dia 12 de dezembro de 2005, na administração do Prefeito José Ivo Sartori e Vice Alceu Barbosa Velho. O modelo que inspirou o Banco de Alimentos caxiense foi o da Capital gaúcha, ligado à FIERGS. Hoje, ambos são referências.

A instituição começou a funcionar com 4 toneladas de alimentos, arrecadadas durante campanha realizada nas principais redes de mercados e supermercados da cidade. “Para que a ação crescesse e se transformasse no grande pilar de solidariedade que é hoje, a participação dos voluntários é fundamental”, frisa a diretora geral da SMAPA, Kalizia Dalla Zen.

O Banco de Alimentos iniciou com 31 entidades assistenciais cadastradas e hoje são mais de uma centena. Somente durante a pandemia, o Banco distribuiu 1,5 mil toneladas de alimentos, garantindo alimentação a centenas de famílias que ficaram em situação de extrema dificuldade. “Lembro que a comunidade deu uma resposta muito solidária, pois arrecadamos itens para seguir atendendo as famílias, entidades cadastradas e cozinhas comunitárias”, recorda a nutricionista da SMAPA Cristina Fabian Gregoletto.

 

Texto: Prefeitura de Caxias do Sul

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.