A CEEE Equatorial está avançando na modernização da rede elétrica de Porto Alegre com um investimento superior a R$ 1,5 milhão. Os recursos estão sendo aplicados na ampliação da Rede FAN, tecnologia responsável por conectar e automatizar diversos equipamentos da infraestrutura elétrica, que aumentam a eficiência operacional e a qualidade do fornecimento de energia.
A expansão inclui a instalação de três coletores e oito roteadores, equipamentos que fortalecem a comunicação entre medidores inteligentes, sensores e dispositivos de automação. A estrutura permite que informações circulem de forma integrada, possibilitando leitura remota de dados, detecção rápida de falhas e comandos automatizados que agilizam o restabelecimento do serviço.
Atualmente, a Rede FAN já conta com uma malha de 204 roteadores e 35 coletores em operação em Porto Alegre. Com a nova fase do projeto, mais de 100 mil clientes passarão a ser atendidos pelo sistema de medição centralizada, considerada uma das tecnologias mais avançadas do setor elétrico.
O sistema funciona como uma espécie de malha ou teia (mesh). Cada medidor transmite suas informações para o próximo até chegar a um coletor, que envia todos os dados ao sistema central. O modelo aumenta a confiabilidade da rede, reduz perdas e amplia a velocidade de resposta em situações de interrupção.
“Estamos implantando uma tecnologia que melhora a comunicação entre os equipamentos e dá mais precisão ao monitoramento da rede. Com isso, conseguimos identificar problemas mais rápido e atuar de forma mais eficiente. É um ganho direto para o cliente, que passa a ter mais qualidade e estabilidade no fornecimento de energia”, esclarece Michel Cruz, Executivo de Obras RD da CEEE Equatorial.
O que é a Rede FAN
• É uma rede mesh (tipo malha ou teia) de comunicação usada para conectar dispositivos de medição (medidores inteligentes), sensores e equipamentos de automação no campo;
• Essa rede permite a comunicação eficiente entre os dispositivos no campo (medidores, sensores, religadores, etc.) para leitura remota, automação da rede de distribuição, análise de consumo, detecção de falhas, e mais.
O que a rede FAN permite fazer
Leitura remota de medidores
Coleta automática de consumo, demanda, energia ativa/reativa, eventos etc.
Corte e religamento remoto
Detecção automática de falta de energia
Localização de perdas e furtos
Automação da rede de distribuição
Sobre a CEEE Equatorial — Com o propósito de levar energia de qualidade, com agilidade e segurança ao Rio Grande do Sul, a CEEE Equatorial atua há quatro anos no estado. A distribuidora é responsável por 72 municípios em sua área de concessão e atende quase 2 milhões de clientes. Integra o Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities que é o 3º maior grupo de distribuição de energia do país, com sete concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas.



