Marca oficial do turismo da cidade estabelecida por lei, o Curta Caxias teve papel importante na divulgação dos atrativos e destinos caxienses, em 2025. O selo foi destaque em uma série de ações de marketing, em 29 eventos e feiras locais, no Estado, no Brasil e no Exterior.
Com cores vibrantes e elementos de pontos turísticos, a logomarca Curta Caxias atraiu visitantes para estandes da cidade em feiras no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Balneário Camboriú, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Buenos Aires, Montevidéu e cidades de todas as regiões do Rio Grande do Sul.
O selo está em pórtico em um dos acessos a Caxias, desfila no ônibus da Visate envelopado, na Linha Vinhedos, em artigos como ecobags, vídeos, fotos, redes sociais, camisetas, estandes, folheteria, sacolas e banners. Apareceu em diversos eventos, como nos festivais Sálvia e Mississippi Delta Blues, entre outros.
“Planejamos e desenvolvemos diversas maneiras de apresentar a marca, para que ela definitivamente remeta ao turismo local. Com isso, o perfil @turismo.curtacaxias, que desde fevereiro passou de 6 mil para quase 20 mil seguidores, e o site www.curtacaxiasdosul.com.br, viraram referência na divulgação de nossos atrativos”, comenta o Secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier.
Diversos eventos, com destaque para o Caxias in Vino, a Semana Municipal do Turismo, a Semana Municipal do Empreendedorismo e Inovação e XV Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais do Turismo também alavancaram o setor.
Todas essas ações refletiram positivamente no crescimento do turismo local, em 2025. Os números comprovam. Empresas de hospedagem, turismo, viagens, lazer, diversões e entretenimento de Caxias do Sul faturaram entre janeiro e o início de novembro R$ 156.561.897,54, mais do que no mesmo período de 2024.
Com um calendário de eventos variado para 2026, com Festa da Uva, Carnaval, Caxias In Vino e outras, a perspectiva é de que o segmento siga em ascensão.
Texto: Prefeitura de Caxias do Sul



