O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) organizou uma operação especial de limpeza após a festa de Réveillon 2026, no Parque Harmonia. No total, estão escalados cerca de 200 garis para os serviços de varrição, recolhimento de resíduos e lavagem nos locais de entorno do evento, como as avenidas Presidente João Goulart e Edvaldo Pereira Paiva, além da Orla do Guaíba. A limpeza dentro do parque será executada pela concessionária GAM3 Parks.
Os trabalhos começam na madrugada do dia 1º de janeiro e deverão se estender pelo turno da manhã. O plantão inicia com aproximadamente 90 garis, mobilizados da meia-noite às 7h. Um outro grupo entra às 7h30, formado por cerca de 110 pessoas, para o atendimento na área. Após a conclusão dos serviços, o efetivo será deslocado para a manutenção de outras regiões da cidade, conforme as demandas de limpeza urbana.
Segundo o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, a operação foi planejada para garantir agilidade e eficiência na limpeza da cidade. “Trabalhamos de forma antecipada e integrada para que a manutenção dos espaços públicos seja restabelecida rapidamente após as comemorações do Réveillon. Nosso objetivo é minimizar os impactos para a população, oferecendo um ambiente limpo, organizado e seguro para todos”, destaca Hundertmarker.
A força-tarefa vai contar com um caminhão-pipa para lavagem das vias e um caminhão compactador para coletar os resíduos gerados após os trabalhos. Os materiais serão encaminhados para o aterro sanitário, localizado em Minas do Leão, a cerca de 100 quilômetros da Capital.
Preparação – Desde o dia 20 deste mês, uma força-tarefa iniciou os trabalhos de preparação para a festa da virada do ano, com a execução de capina e roçada nas principais vias da região Central. Além disso, as equipes da região da Orla foram reforçadas para manter a conservação diária do local.
O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).



