Câmeras de segurança registraram, na madrugada de domingo(28), funcionários que realizavam a coleta domiciliar jogando restos de resíduos sobre um veículo estacionado na Rua Dr. Pereira Neto, no bairro Tristeza, em Porto Alegre.
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) emitiu uma nota referente ao caso:
“A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), informa que o recolhimento de resíduos na rua Dr. Pereira Neto, bairro Tristeza, é oferecido em dias alternados. A Coleta Domiciliar é realizada três vezes na semana, nas terças, quintas e sábados, no turno da noite, a partir das 18h. Já a Coleta Seletiva é feita duas vezes por semana, nas segundas e quartas-feiras, a partir das 8h.
Os roteiros são monitorados e rastreados por meio do sistema de GPS instalado nos caminhões, o que permite o acompanhamento dos trajetos. Na noite de sábado, 27, a Coleta Domiciliar no local foi estendida até a madrugada de domingo, 28, devido ao grande volume de resíduos disponibilizado na cidade após as festividades de Natal.
Ao avaliar o trabalho executado na via, a fiscalização do serviço verificou que um dos garis teve um comportamento não autorizado por este Departamento. A Coordenação das Coletas do DMLU já notificou a empresa contratada, e o funcionário responderá pela conduta inadequada, visto que há penalidades previstas nos contratos para a correta execução das atividades de limpeza urbana.
Lamentamos a ocorrência e agradecemos o alerta. Lembramos que o sistema de atendimento da prefeitura, o 156, está à disposição para o registro de denúncias e reclamações de serviços.”



