O Procon Porto Alegre alerta os consumidores para o aumento de tentativas de golpe no período de festas. Somente em 2025, o órgão recebeu 477 reclamações de vítimas de fraudes, muitas delas relacionadas a sites falsos, promoções com preços muito abaixo do mercado, ofertas com prazo curto e pedidos de pagamento por Pix via links ou chaves aleatórias, o que dificulta a recuperação do dinheiro.
Segundo o diretor do Procon Municipal, Wambert Di Lorenzo, muitos consumidores são atraídos por ofertas divulgadas em redes sociais, e-mail, SMS e WhatsApp, que simulam empresas conhecidas.
Há, também, mensagens falsas em nome de órgãos públicos e contatos se passando por familiares para obter dados pessoais, senhas ou transferências bancárias.
Saiba como se proteger:
– Órgãos públicos não resolvem assuntos financeiros por WhatsApp, nem solicitam dados pessoais por mensagens;
– Prefira sites confiáveis e com plataforma de pagamento segura;
– Verifique informações sobre a loja: consulte CNPJ, endereço e canais oficiais. Conferir dados no rodapé do site ajuda a identificar se ele é verdadeiro;
– Desconfie de ligações automáticas (robôs) e mensagens com urgência exagerada;
– Não preencha formulários que peçam dados pessoais, senhas, número e código de segurança do cartão;
– Em caso de mensagens de supostos familiares pedindo dinheiro, confirme por outro canal antes de transferir valores – golpistas têm usado recursos de inteligência artificial para imitar vozes e perfis;
– Ao realizar uma transferência via Pix, confira os dados do recebedor antes de concluir a operação.
Orientações – Se o consumidor for vítima de golpe financeiro, deve registrar boletim de ocorrência, contatar o banco para bloquear cartões e contestar transações, e procurar os canais de defesa do consumidor. Estas ações ajudam a tentar recuperar valores e a impedir novas fraudes.



