A exposição itinerante comemorativa aos 50 anos do jornal Folha do Vale teve início no dia 14 de janeiro, na Casa de Cultura de Gravataí. A mostra, que celebra a trajetória do veículo responsável por registrar acontecimentos marcantes e transformações da região, teve cerimônia de abertura marcada por homenagens e histórias.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura, que abriu as portas da Casa de Cultura para receber a exposição e valorizar a memória da comunicação local. No espaço, o público pode conferir fotografias históricas, recortes de notícias e diversas curiosidades que ajudam a contar a história do jornal e de sua relação com a comunidade.
Para o secretário municipal de Cultura, Patrick Silva, a exposição serve também como uma forma de agradecimento ao periódico. “Nós, enquanto Governo Municipal, somos gratos por toda a contribuição prestada à nossa cidade ao longo dessas décadas. O Jornal Folha do Vale já é um verdadeiro patrimônio de Gravataí e poderá sempre contar com a Secretaria de Cultura”.
Fundado em 12 de janeiro de 1976 por José Carlos Rocha (1949–2016), jornalista e importante personalidade cultural da cidade, o jornal acompanhou e registrou o desenvolvimento urbano, econômico, cultural e político de Gravataí ao longo das últimas cinco décadas. O atual diretor do jornal, Chiquinho Nunes, destacou o momento inédito na história da Folha do Vale. “Foi um momento ímpar na história de Gravataí, onde a Casa de Cultura passa a contar um pouco da história da nossa cidade e do nosso povo nos últimos 50 anos. Obrigado a todos os envolvidos”.
A exposição tem entrada gratuita e pode ser prestigiada das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira na Casa de Cultura, que está localizada na Avenida José Loureiro da Silva, 1350.
Texto: Eduarda Luzia/Prefeitura de Gravataí



